quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ministro da Saude desaconselha viagens a Argentina e Chile para crianças e idosos

Muitos leitores estão preocupados, com razão, com os casos de gripe suina registrados na Argentina e no Chile, os mais atingidos na América do Sul pela pandemia. Até o Ministro da Saude José Gomes Temporão, abordou a questão em um pronunciamento hoje em que desaconselhou as viagens de idosos, crianças de menos de dois anos e pessoas em estado delicado de saúde a estes dois paises.


Em Bariloche, um dos destinos mais procurado pelos brasileiros no inverno, foi confirmado hoje o primeiro caso de gripe "porcina" em uma chilena de 62 anos que estava visitando a cidade, segundo o site Bariloche 2000. Ainda segundo o site, dois outros pacientes estão isolados com suspeita da gripe: um americano e um brasileiro de 17 anos que veio de Buenos Aires.


A OMS informa que a situação é mais grave na America do Norte e na Australia. O Chile registra até o momento 4235 casos e sete mortes enquanto a Argentina conta 1213 casos com dez mortes, em sua maioria na zona metropolitana de Buenos Aires e arredores.


Para quem for a Bariloche, cabe ressaltar que foi inaugurado na semana passada um consulado temporario do Brasil no predio da Secretaria de Turismo, visando ao atendimento dos nossos turistas em férias na cidade. As autoridades locais anunciaram também a criação de postos de controle no aeroporto e na estrada para identificação de casos potenciais da doença.


Como sempre, é preciso ao mesmo tempo ter muita cautela quanto a viagens com crianças pequenas e idosos, mas cabe também avaliar com bom senso quais são os riscos reais de se viajar para Argentina, Chile ou mesmo Estados Unidos e México, sem histeria ou pânico.




É claro que essa é uma decisão pessoal. Eu estive recentemente em Los Angeles e em nenhum momento senti que havia risco iminente de contaminação ou motivo para ter cancelado a viagem. Não sei se viajaria com crianças pequenas neste momento para uma estação de esqui, mas tenho a impressão de que o risco de voltar para casa com uma fratura ainda é maior do que ser internado por causa da gripe.


E você leitor, qual a sua opinião sobre o assunto?


Acompanhe as atualizações e flashes do Blog do Esqui no Twitter